Psicologia Positiva: o que vem a ser isso?

PsicologiaPositiva

ana-paula-hawatt
Porque ser o mesmo, se podemos ser melhor…. Estamos vivendo uma mudança de paradigma, ao mesmo tempo que estamos nos sobrecarregando de obrigações e compromissos, estamos também refletindo e questionando sobre esse modo de vida. Surgia então a seguinte pergunta, para onde estamos indo? O que é de fato importante na vida e nos traz felicidade? Foi com esse questionamento que nasce a PSICOLOGIA POSITIVA e que tem como objeto de estudo O HOMEM FELIZ. A felicidade.

O QUE É PSICOLOGIA POSITIVA? A Psicologia Positiva é um movimento crescente que se iniciou no final da década de 90, portanto bem recente, com o objetivo de potencializar as características positivas e virtudes dos seres humanos. Foi com o Psicólogo, Professor e Pesquisador americano MARTIN SELIGMAN autor de vários livros como felicidade autêntica, florescer e aprenda a ser otimista que se iniciou a sistematização de algumas ideias fundamentais que orientam essa abordagem. Conceitos como Bem-estar, resiliência, compaixão, otimismo e gratidão, garantiram um espaço de conhecimento e reconhecimento dentro das universidades do mundo, principalmente em HAVARD que concluíram que ser feliz é uma caracteristica importante e primordial na conquista das realizações pessoais.

O que faz o indivíduo ser feliz ou não? O que na realidade mais interfere e difere os humanos? As evidências mostram que não necessariamente são os acontecimentos em si que determinam a reação de cada pessoa, mas a forma de pensar, a qualidade
dos pensamentos, a maneira de interpretar e reagir aos fatos da vida cotidiana que realmente os diferenciava.

A partir desta constatação de BEM-ESTAR que independia do fato vivido, e portanto suscitava uma sensação de felicidade, que a psicologia passou a se dedicar, ou seja, as emoções positivas que seria a pedra angular da nova abordagem psicológica e produtora de recursos internos.

Quais EMOÇÕES POSITIVAS devemos cultivar ou até mesmo desenvolver para ter uma vida mais feliz e satisfatória.alegria, gratidão, serenidade esperança, amor entre outras. Outro fator é o ENGAJAMENTO ou seja, atenção plena (mindfulness) , a entrega ao momento presente, isso faz com que se valorize cada instante atribuindo sentido as experiências vividas, estas serviriam de reserva emocional para o enfrentamento e discernimento necessária a uma vida consciente e feliz.

A presença-ausência é um estado perigoso e corrosivo, de incomensuráveis prejuízos a médio e longo prazo,
ele distancia e enfraquece as relações pessoais que dependem do olhar e escuta do outro para se efetivarem. A psicologia positiva recomenda: Foque no que funciona, não valorize apenas o que lhe falta, aprecie o belo. Agradeça sempre as pessoas gratas são mais felizes, elas não olham para o mundo com cobranças nem rancores, elas tem uma força pessoal, encaram tudo de forma otimista e positiva. Descubra o seu propósito, o que você realmente tem talento, aquilo que gosta de fazer, aquilo que você não mede tempo nem esforço para executar, dedique seu tempo aquilo que traz prazer e ajude pessoas. Aceite sua forma de ser, entenda o que você não consegue mudar em você mesmo, não se puna nem se castigue por isso, se trate
com amor e respeito, muitas vezes tratamos muito melhor o outro do que nós mesmos, Não critique os outros, se permita errar e Aprenda com seus erros, faça planos e construa metas, tenha disciplina ela ajuda na realização dos seus projetos. Pratique o bem, seja gentil e delicado não permita que o outro altere seus valores nem seu coração.

Esses são alguns dos conceitos que a psicologia positiva trabalha. O homem continua sendo um ser complexo e inspirador. Compreendo que todo conhecimento que tenha como objetivo ajudar o homem nessa existência é valido, portanto estamos sempre aberto para as novidades do nosso universo.

Ana Paula Hawatt – Psicóloga & Diretora da AMPARE

Artigos relacionados

Envie seu comentrio

Your email address will not be published. Required fields are marked *

COMO CHEGAR



AMPARE
Associação dos Amigos dos Pacientes de Pânico
Rua Osvaldo Cruz, 393
Boa Vista - Recife - PE
Fone: (81) 3222.6252

FACEBOOK

FALE CONOSCO