A AMPARE é um lugar onde a dor encontrou o seu sentido, e fez dele sua razão de existir – Ana Paula Hawatt

* Ana Paula Hawatt

A AMPARE nasceu de um sonho, um sonho que logo se tornou realidade, porque seu o objetivo era tão claro como seu nome, de apoiar, acolher a todos que a procurassem. A AMPARE inovou, criou e construiu seu próprio caminho, um caminho largo , plano, onde todos caminham numa só direção, Em direção ao OUTRO.

Cheguei na AMPARE em 2002, através de Maria Helena Baltar (MALENA) psicóloga e diretora técnica, grande amiga e parceira de todos esses anos, que tenho uma imensa admiração e gratidão. Conheci Socorro e Wagner, um casal tão implicado nesse sonho, nessa causa, que logo fui seduzida pela proposta de um atendimento em saúde mental humanizado, onde as pessoas que nos procurassem, tivessem nessa instituição, o respeito e o entendimento de uma dor que acometia a tantos. Muitos não conseguiam traduzir tamanha dor, nem se compreender., mas nós sabíamos muito bem o que queríamos, queríamos afinal AMPARAR. Amparar aqueles que no auge de sua angustia não tinham direção, não sabiam para onde ir. Queríamos escutá-los, dar assistência, tratamento, e que encontrassem na AMAPRE, um lugar de com-preensão da sua própria condição de sofrimento.

A nossa equipe tão pequena no início e tão forte em seu objetivo. Tínhamos apenas uma pequena sala. Pela manha recebíamos aos que solicitavam informação e a tarde eram feitos os atendimentos psicológicos.

Foram surgindo convites de palestras, entrevistas em rádio, jornal e televisão fazendo da AMPARE uma referência em saúde mental. Dessa forma percebemos a necessidade de fazer um encontro maior de debates, e aí surgiu o primeiro FORUM AMPARE, e trazer JURANDIR FREIRE COSTA um dos maiores pensadores do Brasil para falar na AMPARE, era um sonho, um sonho que eu realizo hoje no nosso sétimo FÓRUM AMPARE. E que eu só tenho a agradecer pela sua competência e gênero-cidade.

Quando começo a pensar o que a AMPARE representa na minha vida, são tantas coisas que me vem a cabeça, um sonho que compartilhei desde o inicio, os momentos que formamos uma equipe, as situações difíceis de todo começo, mas a certeza do que eu queria com a minha profissão, me segurava aqui, eu queria ajudar pessoas a superar suas dificuldades, queria facilitar para eles a realização dos seus projetos de vida, que eles vislumbrassem um mundo de infinitas possibilidades, que acreditassem que se conhecer melhor era um investimento que valia a pena. Uma voz dento de mim gritava aqui é seu lugar, desde o começo aquela paixão só aumentava, crescia co-mo um amor que só a convivência mantém, descobrir a importância da AMPARE dentro de mim, é nesse espaço que eu me realizo como profissional de saúde mental, que me evolui’ na minha humanidade, onde encontro no meu trabalho uma missão de vida, um prazer que me liberta e ao mesmo tempo me fortalece.

Para todos que me conhecem, sabe que me mantenho apaixonada como no começo, um encantamento que se nutri a cada atendimento. Um presente que tem sentido. Agora só tenho a agradecer a todos que fazem a AMPA-RE, um lugar tão especial para mim.
*Ana Paula Hawatt (Psicóloga Clínica) // Dir. Administrativo

Artigos relacionados

COMO CHEGAR



AMPARE
Associação dos Amigos dos Pacientes de Pânico
Rua Osvaldo Cruz, 393
Boa Vista - Recife - PE
Fone: (81) 3222.6252

FACEBOOK

FALE CONOSCO