AMPARE – Associação Amigos dos Pacientes de Pânico em Recife – 15 Anos de Existência – por Jane Lemos

jane-lemos*Jane Lemos

Em 23 de abril de 2016 — 15 anos de existência da AMPARE – Associação dos Amigos dos Pacientes de Pânico em Recife. Com certeza é uma data bastante significativa para todos que lutam por uma saúde mental de melhor qualidade em nosso Estado.

Foi com muita honra que recebi o convite para registrar o acontecimento numa publicação comemorativa, tanto como profissional de saúde mental como na condição de membro de uma entidade médica–científica a AMPE – Associação Médica de Pernambuco que este ano completa 175 anos de existência com marcante contribuição à medicina e à sociedade pernambucana.

Como profissional de saúde mental há 45 anos, que, há duas décadas vem lutando, por uma política de saúde mental que reformule o modelo assistencial redirecionando o modelo assistencial do eixo hospitalar para o extra hospitalar, foi com muita satisfação que assisti a criação e expansão da AMPARE em total consonância com esse novo paradigma.

A atual política propõe a construção de urna rede diversificada e integrada de diferentes níveis de complexidade, com ênfase sobre direitos humanos e de cidadania e tendo com pressuposto básico a inclusão social e a habilitação da sociedade em lidar com a diferença. Este nos parece ser o caminho que a AMPARE vem percorrendo nestes quinze anos de existência.

A AMPARE em seus primórdios foi proposta com o objetivo de atuar junto aos portadores de Transtornosde Pânico, como consta em seu próprio estatuto, visando essencialmente um trabalho educativo/ preventivo junto ao individuo e seus familiares. No entanto, seus dirigentes e demais integrantes conscientes e comprometidos com tarefa tão relevante logo ampliaram suas ações no sentido de oferecer uma assistência clinica e psicoterápica não apenas aos portadores de Transtornos de Pânico, mas, envolvendo também outros transtornos mentais de grande prevalência e relevância médico social, numa perspectiva global do ser humano. Desta forma, sua tarefa de “amparar” conforme expressão que consta no Estatuto do Associado ampliou-se, enfocando o tratamento efetivo de portadores de transtornos mentais com eficácia e eficiência. Portanto, a AMPARE passou a constituir-se num importante segmento da rede de saúde mental voltada para a reabilitação e inclusão social. Não se pode deixar de ressaltar que as questões da saúde mental tem assumido cada vez mais importância na atualidade, tanto pela sua abrangência, perpassando por todas as áreas da medicina, como pela sua complexidade com múltiplo impacto sobre a qualidade de vida além do custo econômico e social mensurável e imensurável. Portanto, todo trabalho desenvolvido nessa área merece realce e estimulo para expansão.

Em sua vitoriosa trajetória a AMPARE tem realizado regularmente reuniões de caráter educativo com palestras sobre temas os mais diversos e de real interesse para a comunidade, especialmente voltada para questões de saúde mental, ministrada por profissionais de bom nível técnico e vasta experiência.

Além destas palestras de caráter informativas e educativas, a AMPARE tem realizado eventos científicos de elevado nível abordando temas relevantes de saúde mental, sob uma ótica multidimensional e interdisciplinar, contribuindo para atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais de saúde. Em todos esses eventos promovidos há sempre um clima de congraçamento entre Diretoria e demais participantes, transmitindo sempre a ideia de que todos compartilham dos mesmos objetivos e compromissos. O fato da AMPARE está atualmente sediada na mesma sede da Associação Médica de Pernambuco, entidade medico cientifica que já foi berço de tantas entidades, entre outras o Sindicato dos Médicos de Pernambuco e as Cooperativas Médicas, tem sido motivo de orgulho para todos nós que integramos a AMPE.

Desta forma, registramos nossas congratulações a todos que compõem a AMPARE desejando que continuem a realizar tão importante trabalho em prol da comunidade pernambucana na área de saúde, especialmente saúde mental, com compromisso, seriedade e dentro dos mais elevados princípios técnicos e éticos.

*Psiquiatra — Integrante da AMPE (Associação Médica de Pernambuco); Membro do Conselho do CREMEPE (Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e Diretora Técnica da AMPARE.

Artigos relacionados

Envie seu comentrio

Your email address will not be published. Required fields are marked *

COMO CHEGAR



AMPARE
Associação dos Amigos dos Pacientes de Pânico
Rua Osvaldo Cruz, 393
Boa Vista - Recife - PE
Fone: (81) 3222.6252

FACEBOOK

FALE CONOSCO