O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS

Spread the love

foto_71pO sucesso de um tratamento médico depende não só da competência do profissional da saúde mas, também, do interesse e responsabilidade por parte do paciente. É muito importante seguir todas as orientações médicas e farmacêuticas sobre o uso, posologia e acondicionamento dos medicamentos. Diversos estudos científicos demonstram que alguns medicamentos, por exemplo, podem interagir com alimentos, o que interfere na sua correta absorção e conseqüente benefícios.

Os alimentos e medicamentos ao serem ingeridos, são absorvidos no intestino delgado, onde interagem entre si. Essas interações, algumas vezes, podem provocar diarréias, náuseas, cólicas, refluxos, deficiências nutricionais, distensões abdominais. Existem casos em que a interação entre medicamentos e alimentos pode ser fatal Medicamentos ingeridos incorretamente podem, portanto, ter seu efeito anulado, diminuído ou potencializado, causando até mesmo a morte.

No nosso dia-a-dia é comum nos depararmos com a falta de eficácia do medicamento, efeitos colaterais graves, interações com alimentos. Tudo isso pode ser evitado se houver conhecimento do assunto por parte da equipe de saúde e se as orientações forem rigorosamente obedecidas pelo paciente.

Talvez a parcela da população mais susceptível a este tipo de problema seja a dos idosos, que possuem um sistema metabólico já envelhecido e normalmente fazem uso de mais de um tipo de droga. Com estes pacientes o cuidado deve ser redobrado.

Pergunte a seu médico a forma correta de administrar os medicamentos, fale dos seus hábitos alimentares, de sua rotina diária, enfim, forneça-lhe todas as informações que possam ajudar numa correta orientação.

Alguns medicamentos devem ser ingeridos antes das refeições, outros, depois; alguns devem ser acompanhados de suco de frutas, outros, de leite ou água; existem também os que devem ser tomados antes de caminhar, outros, requerem repouso após seu uso.

De modo geral, fazer uso de medicamentos não é das obrigações mais agradáveis, entretanto, se existe a necessidade, é imprescindível que a cumpramos corretamente. Basta seguirmos à risca a orientação do médico ou farmacêutico que nos assiste.

Arion Medeiros dos Santos – Diretor e Farmacêutico responsável pela Farmácia Roval de Manipulações e Representante da ANFARMAG (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais) em Recife

Artigos relacionados

COMO CHEGAR



AMPARE
Associação dos Amigos dos Pacientes de Pânico
Rua Osvaldo Cruz, 393
Boa Vista - Recife - PE
Fone: (81) 3222.6252

FACEBOOK

FALE CONOSCO